top of page

Localizada no bairro Costa e Silva em Joinville/SC, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ganhar vida no dia 12 de junho de 1969, mesma data em que foi celebrada a primeira missa, presidida pelo Pe. Antonio Possamai em um terreno baldio próximo a igreja. No ano de 1970 é que foi construído um galpão de madeira e no dia 6 de dezembro do mesmo ano, 43 crianças fizeram a Primeira Eucaristia. Dias depois, em uma noite chuvosa, o galpão acabou caindo e mais tarde ele foi reconstruído e ampliado.

No inicio a paróquia era chamada de Dom Bosco, mas como muitas pessoas do litoral Norte Catarinense e também os moradores perto da paróquia tinham muita devoção por Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o nome foi mudado. Os primeiros sacerdotes que atenderam a comunidade foram: Natal Bertoldi, Silvio Michelluzi e Lino Satler, ambos já falecidos.

Em 1995 o galpão foi demolido e então deu início as obras do atual Centro de Formação Pe. Lino Satler. O primeiro diácono permanente da comunidade, Sebastião João Nunes, foi ordenado no dia 25 de março de 2000 e atua em diversas atividades das pastorais da comunidade.

 Até então, pertencíamos a rede salesiana e no dia 27 de junho de 2004 a comunidade foi desmembrada da Paróquia Santo Antônio e passou então a ser paróquia. Dom Orlando Brandes, bispo da época, comunicou que o pároco seria Pe. Venceslau Nieckasz, que atua até hoje na paróquia. Padre Venceslau tinha o sonho de fazer uma nova casa de Deus para o bairro Costa e Silva que crescia cada vez mais. Como a antiga igreja estava com algumas partes de sua estrutura comprometida, seria inviável fazer uma reforma, então o padre e a comissão paroquial chegaram à conclusão que deveriam construir uma nova igreja. No dia 8 de setembro de 2010, dia da Natividade de Nossa Senhora, deu-se inicio a construção da nova igreja Matriz e depois de quatro anos a paróquia ficou pronta no dia 17 de agosto de 2014.

Segundo o presidente do Conselho Paroquial de Pastoral da paróquia, Gilmar Meurer, a nova igreja comporta hoje 1,1 mil pessoas sentadas. A nova capela do sacrário é toda revestida de granito. Além disso, a paróquia também ganhou uma gruta de Nossa Senhora de Lourdes, novos banheiros, ar condicionado, nova sala para confissão, iluminação de emergência, vitrais e também um elevador para o centro de formação.

Hoje contamos com o Pe. Felice e o Pe. Armando Acquaroli em nossa paróquia, dando todo o suporte necessário e direcionando os fiéis em suas decisões e nos seus caminhos até o céu e também temos a presença como diácono Jirnei Luiz Braciak.

Criado com muito amor pela coordenação 2023/2024 do JEPS.

bottom of page